Ônibus Lilás realiza ação no município de Aroazes nesta sexta-feira, dia 24
As atividades acontecerão das 8h às 12h, na Escola Francisco Soares da Silva, na localidade Serra da Raquel.

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) realiza, nesta sexta-feira (24), mais uma ação do Ônibus Lilás, desta vez no município de Aroazes. As atividades acontecerão das 8h às 12h, na Escola Francisco Soares da Silva, na localidade Serra da Raquel, próximo à igreja local.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer a rede de proteção e atendimento às mulheres, levando serviços gratuitos de cidadania, assistência, saúde e orientação jurídica, além de atividades de informação e acolhimento.
Durante a ação, o Ônibus Lilás, coordenado pela Sempi, oferecerá atendimento e acolhimento individualizado, reunião de rede para articulação dos serviços locais e uma roda de conversa com a comunidade sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher.
A Defensoria Pública do Estado do Piauí estará presente com serviços como reconhecimento de paternidade, divórcio consensual, dissolução de união estável e retificação de registros civis. Já a Secretaria de Segurança Pública, por meio do Instituto de Identificação Félix Pacheco, realizará emissão de primeiras e segundas vias da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
No âmbito municipal, a Secretaria de Assistência Social ofertará atendimentos do CRAS, orientações sobre programas sociais, atualização do Cadastro Único e atividades voltadas ao público infantil. A Secretaria de Saúde promoverá atendimentos médicos, aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, vacinação, orientações sobre saúde da mulher, prevenção de doenças e atividades físicas.
A programação também contará com a participação das Secretarias Municipais de Educação, com dinâmicas, leitura e concurso de redação; Agricultura, com inscrições e atualizações do Garantia Safra e do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar; e Meio Ambiente, que realizará plantio de mudas, mutirão de limpeza e ações de educação ambiental.
A ação integra as atividades da Sempi voltadas à interiorização das políticas públicas de enfrentamento à violência e promoção dos direitos das mulheres, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a construção de uma rede de proteção mais próxima e acessível às piauienses.




