Ônibus Lilás leva atendimentos e ações de cidadania a municípios da região de Valença do Piauí
Iniciativa da Secretaria das Mulheres do Piauí oferece serviços de saúde, assistência social e orientação jurídica voltados à promoção dos direitos das mulheres.

A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) realiza, nesta terça (21) e quarta-feira (22), ações itinerantes do Ônibus Lilás, em São Miguel da Baixa Grande e São Félix do Piauí. Serão realizados diversos serviços e atividades voltadas à promoção dos direitos das mulheres e ao enfrentamento da violência de gênero.
Em São Miguel da Baixa Grande as ações serão realizadas a partir das 8h, na Câmara de Vereadores, em parceria com as secretarias municipais e outros órgãos do Estado. Já em São Félix do Piauí, as atividades acontecerão a partir das 8h, na Praça Imaculada Conceição.
A programação inclui atendimentos, rodas de conversa, palestras e orientações sobre direitos, saúde e cidadania, reforçando o compromisso do Governo do Piauí em garantir o acesso das mulheres a políticas públicas essenciais.
Durante a ação, as Secretarias Municipais para as Mulheres realizarão atendimentos e acolhimentos no Ônibus Lilás, oferecendo orientações sobre enfrentamento à violência contra a mulher e distribuindo materiais informativos. As atividades serão encerradas às 12h.
As Secretarias Municipais de Assistência Social prestarão atendimentos voltados à atualização do Cadastro Único, com apoio técnico do CRAS, orientações sobre programas sociais e benefícios, atividades lúdicas com o programa Criança Feliz, apoio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Já as Secretarias Municipais de Saúde promoverão palestras sobre prevenção e autocuidado da mulher, aferição de sinais vitais, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), exame citopatológico — o preventivo do colo do útero — e orientações gerais sobre saúde feminina. As Secretarias Municipais de Educação participarão com ações de busca ativa escolar.
Serviços jurídicos gratuitos serão oferecidos pela Defensoria Pública do Estado (DPE), como reconhecimento e dissolução de união estável, divórcio consensual e reconhecimento de paternidade, ampliando o acesso das mulheres a direitos civis e familiares.
Já a Secretaria de Segurança Pública (SSP) estará presente com o serviço de emissão do novo RG, garantindo às participantes a oportunidade de regularizar sua documentação.





