Sinal analógico será desligado em Valença e mais 17 cidades do Piauí
A partir do dia 1º de julho o sinal nessas cidades será 100% digital; Saiba o que fazer para migrar

No próximo dia 30 de junho, o sinal analógico de televisão será desligado em Valença e mais 17 cidades do Piauí. Esta é a segunda etapa para o encerramento das transmissões analógicas, conforme Portaria nº11476 publicada pelo Ministério das Comunicações. Ao todo, 1.265 municípios em todo o país estão incluídos nessa medida. Por conta disso, moradores dessas cidades precisam migrar para sinal digital para continuarem assistindo tv aberta e gratuita a partir do dia 1º de julho.
Na área de cobertura da Rede Clube, os municípios que terão o sinal analógico desligado dia 30 de junho são:

O QUE VAI ACONTECER?
Após o desligamento do sinal, a partir do dia 1º de julho, a transmissão de tv aberta passará a ocorrer exclusivamente em sinal digital. Para continuar assistindo à Rede Clube, os moradores desses municípios precisam migrar para o digital.
“A digitalização da televisão é uma ação do Ministério das Comunicações para modernizar o acesso à tv no país, proporcionando maior qualidade de imagem e som para a população brasileira “ – Sérgio Paiva, diretor de tecnologia da Rede Clube.
O QUE FAZER?
Nas cidades que o sinal digital já está disponível, os moradores devem seguir as orientações:
- Se você já tem uma TV com conversor embutido ou uma TV conectada a um conversor digital, será preciso apenas instalar uma antena UHF externa e refazer a sintonia do canal.
Se sua TV foi fabricada após 2010, ela já é digital. Provavelmente já possui conversor digital embutido. Nesse caso, você só precisa de uma antena UHF adequada e do cabo coaxial.
Se sua TV foi fabricada antes de 2010, ela não é digital. Será necessário adquirir um conversor digital para adaptar o sinal digital à sua TV. Também será preciso uma antena externa UHF e cabo coaxial.
Já nos municípios que ainda não tem torre de sinal digital por antenas comuns (via terrestre), os moradores podem receber o sinal digital via satélite, com a nova parabólica. Esse modelo é menor e tem maior qualidade de som e imagem. Ela opera em frequências maiores evitando interferências e assim você continua a receber o sinal da televisão aberta e gratuita.
Famílias que fazem parte do CadÚnico, do Governo Federal, podem solicitar o equipamento de forma gratuita, desde que possuam uma antena parabólica convencional instalada e em funcionamento pelo site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729-2404. O prazo para solicitação é até o dia 30 de junho.



