Fiéis beijam chão de santuário e rezam Ave-Maria 100 vezes no PI; conheça a Festa da Invenção da Santa Cruz
Um dos eventos religiosos mais importantes de Santa Cruz dos Milagres lembra a descoberta da cruz de Cristo, no século IV, e propõe exercícios espirituais e penitenciais. Cerca de 30 mil romeiros são esperados no local.

A Festa da Invenção da Santa Cruz, um dos eventos religiosos mais importantes de Santa Cruz dos Milagres, a 182 km de Teresina, começou na quinta-feira (1º) e se estende até este sábado (3). Como tradição, os fiéis fazem um exercício de penitência, no qual se ajoelham, beijam o chão do santuário e rezam a Ave-Maria – cem vezes. Confira a programação completa da festa ao fim da reportagem.
Neste ano, cerca de 30 mil romeiros são esperados no ponto alto da festa. Segundo o Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres, a festa lembra a descoberta da cruz de Jesus Cristo por Santa Helena, a mãe do imperador Constantino, em 326, no antigo Império Romano.
A cada dia 3 de maio, os fiéis praticam os exercícios espirituais da Invenção da Santa Cruz, compostos por gestos penitenciais: se ajoelhar, beijar o chão do Santuário Arquidiocesano e rezar 100 Ave-Marias - estas na véspera e no dia.
Além dos gestos, quem faz os exercícios também reza uma oração tradicional que exalta a cruz de Cristo e pede a Deus que afaste os cristãos do mal:
"Nos campos de Caifás, o inimigo da Cruz encontrarás. Arreda e afasta-te, Satanás, tu comigo não tens conta, deixa minha alma passar em paz. Porque no dia da Invenção da Santa Cruz, cem vezes me ajoelhei, cem vezes o chão beijei, cem vezes me levantei, cem vezes me persignei (pelo sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus Nosso Senhor, de nossos inimigos), cem Ave Marias rezei, cem na véspera e cem no dia. Me encomendo a Deus e à Virgem Maria. Cem vezes do Cão arreneguei. Arrenego de ti, Satanás.
Para o santuário, a devoção valoriza a penitência corporal, que visa mortificar os sentidos para evitar e lutar contra os pecados.
Todos os anos, mais de 200 mil romeiros visitam o templo e dedicam à Cruz Milagrosa seus pedidos e agradecimentos.



