Inhuma realiza 11ª Conferência de Saúde com foco na participação popular para a construção de políticas públicas
A secretária de Saúde do município, Sílvia Rodrigues, destacou a importância do momento.

Na manhã desta terça-feira, 16 de setembro, o município de Inhuma realizou no Centro de Convivência do Idoso (CCI), a 11ª Conferência Municipal de Saúde, reunindo autoridades, profissionais da saúde, usuários do SUS e representantes da sociedade civil.
O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Secretaria de Saúde, teve como tema central “Fortalecer o SUS, Garantir Direitos: O papel da comunidade na Saúde de Inhuma”, destacando a importância da participação da população na construção das políticas públicas de saúde.
A programação iniciou com o credenciamento dos participantes, seguido da formação da mesa de honra, entoação do Hino do Município e pronunciamentos de autoridades locais e representantes do setor da saúde.
Na ocasião estiveram presentes, a secretária Saúde, Sílvia Rodrigues, o secretário de governo, Daniel Rufino, secretaria de cultura e turismo, Isabel Cristina, o vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elismar Nogueira, representando os trabalhadores da saúde a enfermeira Ana Maria, demais secretários e colaboradores
A secretária de Saúde, Sílvia Rodrigues, destacou a importância do momento. “Estamos hoje realizando a 11ª Conferência Municipal de Saúde. Este é um espaço fundamental para ouvir a comunidade e garantir que todos participem ativamente das decisões. A partir desse diálogo, vamos elaborar propostas que contribuam para fortalecer o nosso trabalho nos próximos anos, sempre com o compromisso de oferecer um SUS mais eficiente, humano e acessível para a população de Inhuma”, disse.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elismar Nogueira, ressaltou a relevância da conferência como espaço democrático de construção coletiva.
“A 11ª Conferência Municipal de Saúde de Inhuma é um evento aberto a todos os munícipes, com o objetivo de deliberar sobre as políticas públicas para o período de 2026 a 2029. É também o momento de avaliar o plano de ação do SUS referente a 2022–2025, prestando contas à população sobre o papel da gestão e do controle social. Nós, conselheiros, atuamos como agentes do SUS no município, fortalecendo o diálogo entre gestão, usuários e comunidade. Esta conferência é a oportunidade de reunir a população, ouvir suas demandas e definir propostas que irão orientar a saúde em Inhuma nos próximos anos”, comentou.
Logo após foi realizada uma apresentação com alunos da APAE de Inhuma, que destacaram os atendimentos e serviços oferecidos a eles através do Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando a importância da inclusão e do acesso igualitário aos serviços de saúde.
A conferência contou ainda com uma palestra magna ministrada pelo Professor Dr. Maílson Fontes de Carvalho, que abordou sobre a temática da Conferência.
Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para debater os eixos temáticos da conferência. Durante essa etapa, foram elaboradas propostas que servirão de base para a construção do novo Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos.
A conferência foi encerrada com a realização da Plenária Final, onde as propostas elaboradas pelos grupos foram apresentadas e discutidas coletivamente, reforçando o compromisso de todos com a melhoria contínua da saúde pública no município.



