Caminhoneiro é preso por dirigir sob efeito de drogas em Valença do Piauí
Apesar de negar o uso de entorpecentes, ele apresentava sinais visíveis de alteração.
Um caminhoneiro foi preso na tarde do último sábado (6) por dirigir com a capacidade psicomotora alterada em razão do uso de drogas. A ocorrência foi registrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante fiscalização na BR-316, em Valença do Piauí.
A abordagem aconteceu por volta das 17h, no Km 207 da rodovia, em frente ao posto da PRF. Segundo os agentes, o motorista apresentou comportamento exaltado, dispersivo e agitado, dificultando os procedimentos de fiscalização. Apesar de negar o uso de entorpecentes, ele apresentava sinais visíveis de alteração.
Durante revista pessoal e inspeção na cabine do veículo, a equipe encontrou 19 comprimidos de anfetamina e cerca de 1 grama de cocaína, além de objetos com vestígios da droga. O condutor assumiu a posse do material.
Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Valença do Piauí, onde foi autuado em flagrante pelo crime de conduzir veículo sob influência de substância psicoativa, conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O caminhão foi retido no pátio da PRF.
Uso de drogas ao volante é crime
De acordo com o artigo 306 do CTB, dirigir sob efeito de álcool ou drogas pode resultar em detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição do direito de dirigir.