Tratores e retroescavadeiras reforçam produção agrícola em Valença e mais 33 municípios do Piauí
Por meio do Ministério da Agricultura equipamentos são entregues no Piauí
Com investimento de R$ 8,4 milhões, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Secretaria de Estado de Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro) entregaram, nesta segunda-feira (11), 28 tratores e 7 retroescavadeiras para 34 municípios piauienses. A cerimônia ocorreu no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, em Teresina.
Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do senador Marcelo Castro (MDB) e integram o Programa de Máquinas e Equipamentos para o Apoio à Produção Agrícola (Promaq), coordenado pela Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária no Piauí (SFA/PI). O objetivo é ampliar a mecanização no campo e incentivar a produção local.
Segundo o superintendente Alysson Silva Pêgo, a iniciativa garante aos pequenos agricultores acesso a tecnologias utilizadas por grandes produtores, o que deve impulsionar a produção de alimentos no estado.
O senador Marcelo Castro destacou que a ação se soma a outras iniciativas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar no Piauí.
“Bom, vocês têm acompanhado que nós temos distribuído muitos instrumentos de trabalho para o homem do campo. Através da Codevasf, a gente distribui aqui todo dia retroescavadeira, trator, casa de mel, casa de farinha, tudo aquilo que vem a facilitar a vida do homem do campo, vem lhe trazer mais renda. E o principal que eu me esqueci de citar: caixa de abelha. A caixa de abelha é o grande acontecimento do momento. Todo mundo quer caixa de abelha, as caixas de abelha estão causando um bom sucesso porque hoje a atividade rural do homem do campo, que dá mais renda e com a receita mais segura, é a produção de mel. E hoje nós estamos aqui, ao lado da nossa deputada Elisângela, fazendo a entrega de 27 tratores e 7 retroescavadeiras — não mais através da Codevasf, mas do Mapa, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. São 27 tratores e 7 retroescavadeiras destinados às prefeituras do Estado do Piauí e também a associações. Tudo isso para trazer mais renda, mais dignidade e facilitar a vida do homem do campo”, afirmou.
O parlamentar também comentou os episódios da semana passada que interromperam os trabalhos no Congresso.
“A democracia é assim, todos têm o direito de se manifestar, dizer o que quiserem e fazer as críticas que quiserem, mas ninguém tem o direito de atentar contra a democracia. Então há um limite para tudo isso. O que os deputados fizeram na Câmara Federal e o que os senadores fizeram no Senado Federal, se acorrentando à mesa para impedir os trabalhos do Congresso Nacional, é simplesmente inadmissível, inaceitável e merece toda a reprovação da sociedade brasileira. Eu entendo que o presidente do Senado deve chamar todos, advertir que não perdoará uma segunda vez e deixar claro que, se voltarem a agir assim, deverão responder ao regimento e às punições previstas. Na minha opinião, eles já deveriam ter sido punidos.”
A lista de municípios contemplados inclui Amarante, Aroeiras do Itaim, Assunção do Piauí, Avelino Lopes, Buriti dos Lopes, Campinas do Piauí, Coronel José Dias, Curral Novo, Curimatá, Dirceu Arcoverde, Elesbão Veloso, Francisco Ayres, Inhuma, Lagoa de São Francisco, Luís Correia, Matias Olímpio, Miguel Leão, Monsenhor Hipólito, Paquetá, Pedro II, Pio IX, Redenção do Gurgueia, Ribeira do Piauí, Santa Luz, Santo Antônio de Lisboa, Santo Antônio dos Milagres, São Francisco de Assis, São Francisco do Piauí, São João da Canabrava, São Luís do Piauí, Sigefredo Pacheco, Simplício Mendes e Valença.
Ainda este ano, outra entrega de veículos e equipamentos, avaliada em R$ 21,6 milhões, está prevista para diversos municípios piauienses, também com recursos de emenda do senador.